O Marketing Sensorial é utilizado como estratégia para criar vínculos e cativar o consumidor através do estímulo dos sentidos. Esse processo atinge o subconsciente do consumidor, gerando reações que aguçam o interesse de compra. Quer entender mais sobre o Marketing Sensorial e como melhorar os resultados do seu salão de beleza? Confira nesse artigo!
O Marketing Sensorial, também chamado de Marketing Experiencial, é uma estratégia que objetiva cativar e fidelizar os consumidores através dos cinco sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato. As técnicas envolvem o estímulo desses sentidos, induzindo o subconsciente a gerar determinadas reações, que influenciam o comportamento de compra do consumidor.
Para entender como o Marketing Sensorial pode ser benéfico para seu salão de beleza, é preciso identificar como cada sentido é utilizado nestas estratégias. Confira os exemplos a seguir e melhore os resultados do seu negócio:
A visão é essencial para o reconhecimento de marca e faz parte da primeira impressão que o consumidor tem antes de escolher o seu salão. Por isso, é tão importante criar uma marca com identidade visual bem definida e em conformidade com o seu público-alvo.
Para o ambiente do seu salão, escolha cores, móveis e utensílios que façam sentido com a identidade definida, a fim de criar uma unidade visual. Desta forma, seu cliente reconhecerá qualquer material (off ou on-line) ligado à sua empresa. Além disso, crie vitrines e posicione produtos de venda em locais de fácil visão, que possam ser identificados enquanto o cliente passa pelo procedimento capilar.
As “músicas de elevador” ou “melodias de consultório” são bastante conhecidas, certo? Isso porque, a audição é uma ferramenta de associação subjetiva. A música de um determinado estabelecimento tem o poder de lembrar memórias, acalmar ou até deixar as pessoas mais agitadas.
Nos salões de beleza, as escolhas musicais são essenciais para fidelizar clientes e devem fazer sentido com o público que frequenta o ambiente. Se o objetivo é atrair pessoas mais jovens, o ideal é escolher playlists com as principais músicas do momento; já para consumidores mais velhos, é importante tocar sons que façam sentido com os seus gostos, incluindo músicas atuais e clássicos. Além disso, o volume e a posição das caixas de som são de suma importância para a efetividade do Marketing Sensorial quando se trata da audição.
Optar por instrumentos mais silenciosos, como secadores de cabelo modernos, também pode ser efetivo para quem possui uma clientela mais exigente.
Você sabia que muitos estabelecimentos têm uma fragrância própria? Isso mesmo, empresas de diversos nichos apostam na confecção de perfumes únicos e exclusivos, especialmente elaborados para seus pontos de venda. Essa é uma excelente ferramenta de associação, que torna o ambiente inconscientemente mais agradável.
Você não precisa investir na confecção de uma fragrância exclusiva, mas pode optar por perfumes que tragam a sensação de aconchego, luxo, carinho, enfim, o gatilho que mais fizer sentido com seu público-alvo. É importante manter uma unidade neste quesito, sempre optando por cheiros que façam sentido com a identidade da marca.
Sabe quando a agenda está muito cheia e alguns clientes acabam tendo que esperar mais do que o programado para fazer seu tratamento capilar? É possível reverter essa sensação negativa através do paladar.
Ofereça mimos à clientela do seu salão de beleza, como cafezinho, chás, doces ou petiscos, tornando o que poderia ser um incômodo em um momento agradável.
Pode parecer difícil explorar o tato em um salão de beleza, mas, na verdade, é bastante simples. Os móveis, por exemplo, são essenciais para esse sentido. Escolha poltronas maciais, invista em almofadas e cortinas com toque confortável, e que gerem a sensação de aconchego através do toque.
Além disso, permita que os clientes tenham acesso às mercadorias comercializadas no seu salão. Deixe que sintam a textura dos cremes e shampoos, assim eles terão ainda mais confiança em seu trabalho.
Por fim, lembre-se de criar uma experiência agradável do início ao fim do seu atendimento. Isso inclui o momento de lavagem dos cabelos, intrinsecamente ligado ao tato. Faça com que seu cliente se sinta relaxado neste momento, valorizando o momento de cuidado.
Copyright © 2021. Desenvolvido por Upplay Soluções em Comunicação.