Assim como em outros segmentos, no ramo de salão de beleza, um bom networking faz toda a diferença, afinal, através de uma rede envolvida e engajada, é possível prosperar mais facilmente. Para formá-la e fortalecê-la, recomendamos algumas ações. Confira a seguir.
Esteja aberto a parcerias com empresas ou profissionais que ofereçam serviços complementares ao seu, e que não contemplem sua especialidade. Você também pode comercializar produtos de parceiros no seu salão ou utilizá-los nos tratamentos capilares.
Porém, cuidado: a imagem de uma marca associada pode interferir diretamente na percepção da sua empresa, seja de forma positiva ou negativa. Por isso, seja criterioso ao estabelecer uma parceria.
As opções de eventos para quem possui um salão de beleza é ampla. São congressos, cursos e eventos sociais promovidos por marcas e profissionais. Além de serem excelentes oportunidades de mostrar o seu trabalho, as conexões criadas também abrem portas para conquistar novos clientes e parceiros.
Avaliações virtuais, sejam através de uma página do Facebook, do Google ou de outros buscadores, funcionam como um amplo “boca a boca“. Afinal, a maioria das pessoas costuma considerar as classificações de outros clientes antes de optar por consumir um serviço ou produto. Por isso, obter avaliações positivas para o seu salão de beleza pode ajudá-lo a conquistar novos clientes.
Antes de inaugurar o seu salão de beleza, avalie cuidadosamente o ponto onde irá estabelecê-lo. Separamos algumas dicas para ajudá-lo nesta decisão.
A escolha do ponto para abertura de um salão de beleza costuma trazer diversas dúvidas. Muitos acreditam que estar em locais com bastante fluxo de pessoas, como shoppings ou centros comerciais, basta. Porém, esta nem sempre é a realidade, já que o público que você deseja atender pode estar frequentando outras regiões, como determinados bairros residenciais, por exemplo. Por isso, observe onde o seu público se encontra e opte por estabelecer o seu salão nestas regiões.
A qualidade do imóvel onde você pretende se instalar também é bastante importante. Além de oferecer um espaço compatível ao volume de clientes que irá receber, é necessário que o ambiente ofereça o máximo de conforto e comodidade possível, para que, além de fidelizar seus clientes com a ótima experiência, você ainda possa conquistar novos — seja através de recomendações boca a boca ou de avaliações virtuais.
Avalie a presença de outros salões de beleza na região, e se o público que atendem é o mesmo que você deseja atrair. Afinal, o ideal é que o seu negócio ofereça algum diferencial, seja nos serviços ou no estabelecimento, para se tornar atrativo para os clientes, sem ser apenas mais um salão semelhante aos que já existem na região.
A experiência de um cliente vai muito além do básico, que é oferecer um serviço satisfatório pelo qual ele veio em busca. Ela abrange a estrutura oferecida ao cliente, a forma de atendimento prestado e a qualidade dos produtos utilizados. A seguir falamos mais sobre o assunto.
Os clientes de um salão de beleza buscam mais que apenas cortar ou tingir o cabelo. Frequentam o espaço para se sentirem especiais, melhorarem a autoestima e terem um momento de relaxamento ou descontração.
Assim, oferecer um ambiente agradável faz toda a diferença na hora de fidelizar o seu cliente. Por isso, o cuidado com a estrutura do salão é tão importante. Apostar em um espaço sem poluição visual, com layout clean, contribui para deixá-lo mais aconchegante. Mantê-lo sempre limpo e arrumado também faz a diferença. Perfumar o ambiente e deixar uma boa playlist musical tocando ao fundo (desde que se adapte ao perfil do seu público) são detalhes a mais para cativá-lo.
A utilização de bons produtos interfere diretamente no resultado do seu serviço. Afinal, mesmo dominando as técnicas de algum procedimento, com um produto inadequado ou de baixa qualidade, os resultados tendem a ser menos satisfatórios.
Com bons produtos você consegue proporcionar efeitos de longo prazo, garantindo maior satisfação e confiança do seu cliente.
Um atendimento de qualidade é capaz de encantar clientes. Por outro lado, um mau atendimento pode fazer com que você os perca para sempre. Por isso, é importante prestar o máximo de atenção nesse aspecto, para que toda a equipe esteja alinhada.
Facilitar o consumo do seu cliente é mais uma forma de atraí-lo. Para isso, você deve oferecer diferentes formas de pagamento, conforme abordamos a seguir.
Além do clássico dinheiro, ofereça a opção para o cliente efetuar o pagamento através do cartão de débito, crédito e pix. Oferecer formas de parcelamento será um diferencial ainda maior.
A precificação dos seus serviços é outro ponto que deve ser feito com cuidado. Para fazê-lo, você precisa levantar os seus custos (os fixos e os variáveis) e chegar em um valor mínimo a ser cobrado. Após, observe os preços cobrados no mercado e estabeleça o valor a ser praticado em seu negócio.
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